Recursos digitais para o ensino-aprendizagem de inglês

 

  • Cambridge Dictionaries Online – O site oferece seis dicionários monolíngues (inglês-inglês) de Cambridge: British English, American English, Business English, Learner’s Dictionary, Essential British English e Essential American English. Para encontrar a definição desejada, basta digitar a palavra no campo do topo da página, escolher um dicionário e clicar no botão Search!. Além da definição da palavra e de exemplos de uso, é possível ter acesso também à sua pronúncia (clicando no ícone de alto-falante).

  • Longman Dictionary of Contemporary English – Versão on-line do dicionário monolíngue de Longman, que contém mais de 200.000 verbetes. Para encontrar o verbete desejado, basta digitar a palavra ou expressão no campo de busca e clicar no botão Search. Cada verbete é acompanhado de pronúncia, definição, diversos exemplos de uso e, se disponível, imagem.

  • Dictionary.com – Portal conhecido que oferece gratuitamente um dicionário monolíngue e um dicionário de sinônimos (thesaurus). Há, ainda, palavras cruzadas e diversos jogos. É possível também fazer o download gratuito do aplicativo dictionary.com para celular. Oxford

  • Dictionaries Online – O portal disponibiliza dicionários monolíngues de Oxford, um na versão Inglês Americano e outro na versão Inglês Britânico/ Global. Além dos dicionários, é possível encontrar uma seção dedicada à produção escrita, em Better writing, com prática de gramática, ortografia, pontuação, abreviações e sugestões para a escrita de diversos gêneros textuais (convites, cartas etc.). Atividades fotocopiáveis e jogos também podem ser encontrados no portal. A versão on-line do dicionário para aprendizes de inglês de nível avançado está disponível em http://oald8.oxfordlearnersdictionaries.com/.

  • Oxford Collocation Dictionary – Versão on-line do dicionário de colocações de Oxford. Ao consultar uma palavra, tem-se acesso a uma lista de combinações mais frequentes da palavra com outros termos.

  • Activities for ESL Students – Disponibiliza exercícios, jogos, testes e quebra-cabeças para praticar gramática e vocabulário em inglês. Todas as atividades estão organizadas por nível de dificuldade (easy, medium, difficult).

  • EnglishClub.com – Oferece amplo conteúdo para aprendizes de inglês (listening, speaking, Reading, writing, gramar, pronunciation, vocabular, forums, vídeos, exams etc.) e professores (teaching tips forums, projects, articles, training etc.).

  • Learn English – Oferece prática da língua inglesa por meio de jogos, exercícios de vocabulário, gramática e atividades de compreensão escrita e oral. O portal do Conselho Britânico (British Council) oferece conteúdo específico tanto para professores quanto para alunos de inglês.

  • English Grammar Lessons – Apresenta explicações claras e exercícios práticos sobre tópicos gramaticais da língua inglesa. Todos os exercícios têm resposta automática.

  • English Listening Lesson Library Online – Oferece um grande número de atividades de compreensão oral, organizadas por tema, região (variação linguística) e nível de dificuldade. Os textos orais pertencem a gêneros diversos e os falantes de inglês são de diferentes partes do mundo. Além das atividades baseadas em áudio, há exercícios elaborados a partir de vídeos e em forma de jogos.

  • Sounds of English – Traz material voltado para a pronúncia de sons em inglês como textos, exercícios, atividades fotocopiáveis etc. É possível treinar a pronúncia de sons específicos em inglês (vogais, ditongos, pares mínimos etc) e a sílaba tônica de diversas palavras.

  • EnglishCentral – Reúne vídeos autênticos de diversos gêneros, organizados por tópicos e/ ou níveis de dificuldade para praticar a compreensão e a produção oral e ampliar o vocabulário. É possível acompanhar os vídeos com ou sem legendas, gravar a própria fala com um microfone e explorar o vocabulário utilizado.

  • About.com – Oferece textos autênticos de gêneros variados, dentre os quais vários elaborados por especialistas exclusivamente para o site. Os textos podem ser localizados a partir de uma lista de tópicos ou por uma lista de grandes temas.

  • Newseum – Disponibiliza, diariamente, a primeira página de centenas de jornais de todo o mundo, em diferentes línguas, incluindo a língua inglesa.

  • Short Stories – Traz textos narrativos em língua inglesa, acompanhados de atividades de compreensão. Há também jogos e recursos para o professor explorar os textos.


Periódicos da área de Letras/Linguística