Publications

Books

FRANCO, C; TAVARES, K. ENGLISH VIBES for Brazilian leaners (Ensino Médio) – 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.

FRANCO, C.; TAVARES, K. ENGLISH PLAY (Ensino Fundamental II) – 1. ed. São Paulo: StandFor/FTD, 2019.

FRANCO, C.; TAVARES, K. WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners (Ensino Fundamental II) – 2. ed. São Paulo: Ática, 2018.

FRANCO, C.; TAVARES, K. WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) –  2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2016.

FRANCO, C.; TAVARES, K. WAY TO ENGLISH for Brazilian Learners (Ensino Fundamental II) – 1. ed. São Paulo: Ática, 2015.

TAVARES, K. ; FRANCO, C. WAY TO GO! Língua estrangeira moderna: Inglês (Ensino Médio) –  1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2014.

MENEZES, V. ; TAVARES, K. ; BRAGA, J. ; FRANCO, C. Alive! (Ensino Fundamental II) – 1. ed. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2012.

TAVARES, K. ; BECHER, S.; FRANCO, C. (Orgs.) . Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011. v. 1. 220p.

Articles and book chapters

FRANCO, Claudio de Paiva. Gamification in a textbook for Brazilian learners of English. Brazilian English Language Teaching Journal (BELT), v. 13, p. 1-11, 2022. (ISSN: 2178-3640).

FRANCO, Claudio de Paiva. Teaching English as a Lingua Franca in Brazil: Insights into Materials Writing. International Journal of English Linguistics. Canadian Center of Science and Education, 11(3), 2021, 62-73. (ISSN: 1923-8703).

FRANCO, Claudio de Paiva; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral.  Digital Technology in University Language Courses: Project Letras 2.0 at UFRJ. Studies in English Language Teaching. Scholink, 9(2), 2021, 47-58. (ISSN: 2329-311X).

FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia e o uso de recursos digitais no ensino-aprendizagem de inglês. Fólio: Revista de Letras, 13(1), jan/jun 2021, 445-457. (ISSN: 2176-4182).

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; FRANCO, Claudio de Paiva. WhatsApp na formação continuada de professores: mais que um aplicativo de mensagens instantâneas? In: MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C.. (Org.). Ensino de línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco.. 1ed.: Edições Hipótese, 2018, v. , p. 154-178. (ISBN: 978-85-924379-1-6).

TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; FRANCO, Claudio de Paiva. Ensino de leitura em língua portuguesa: de concepções teóricas a propostas de atividades didáticas. In: MOLLICA, M. C. (Org.). Linguagem em Contextos. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2014, p. 64-77. (ISNB: 978-85-4210-224-6).

FRANCO, Claudio de Paiva. Um pouco de complexidade na Linguística Aplicada. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 12, n. 1, p. 183-197, 2014. (ISSN: 2237-0951).

FRANCO, Claudio de Paiva. Revisitando o conceito de autonomia no ensino-aprendizagem de línguas como sistema adaptativo complexo. Educ. rev. [online]. 2013, vol.29, n.3, pp. 121-142. (ISSN 0102-4698).

FRANCO, Claudio de Paiva. Understanding digital natives’ learning experiences. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online]. 2013, vol.13, n.2, pp. 643-658. Epub Jan 24, 2013. (ISSN 1984-6398).

FRANCO, Claudio de Paiva. Nativos digitais: quem são? Presença Pedagogica, v. 19, p. 24-29, 2013. (ISSN: 1413-1862).

FRANCO, Claudio de Paiva. Complexidade e Aprendizagem de Falantes Brasileiros de Inglês. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15/2, p. 215-236, 2012. (ISSN: 1516-3083).

FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia do professor e do aluno nos tempos digitais. In: BRAGA, J.. (Org.). Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. 1ed.São Paulo: Edições SM, 2012, v. 1, p. 40-57.

FRANCO, Claudio de Paiva. Por uma abordagem complexa de leitura. In: TAVARES, K.; BECHER, S.; FRANCO, C. (Orgs.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011, p. 26-48. (ISNB: 978-85-8101-002-1).

FRANCO, Claudio de Paiva ; ARIKAN, Arda. Why is it worth teaching and learning literature online? Humanising Language Teaching, v. 12, n. 5, Out, 2010. (ISSN: 1755-9715).

FRANCO, Claudio de Paiva. Possibilidades de participação na sala de aula virtual: uma análise dos modos de interação em um componente on-line de leitura instrumental em inglês. Revista Eutomia, ano III, v. I, p.1-15, 2010. (ISSN: 1982-6850).

FRANCO, Claudio de Paiva. Parâmetros para a criação de um curso semipresencial de leitura em inglês. Linguagens e Diálogos, v. 1, n. 1, p. 94-103, 2010. (ISSN: 2178-1478).

FRANCO, Claudio de Paiva. Teaching Using Google. The Internet TESL Journal, vol. XVI, no. 2, February, 2010.

FRANCO, Claudio de Paiva. A tecnologia no ensino de línguas: do século XVI ao XXI. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura Letra Magna. Ano 06, n. XII, 2010. (ISSN: 1807-5193).

FRANCO, Claudio de Paiva. Moodle as an alternative to flexible education. Revista Educaonline (inglês), v. 3, n. 1, p.90-102, 2009. (ISSN: 1983-2664).

FRANCO, Claudio de Paiva. Aprendizagem colaborativa online e multiculturalismo. Revista Educaonline, v. 2, n.2, p. 1-11, 2008. (ISSN: 1983-2664).

FRANCO, Claudio de Paiva. Designing online courses in the light of learning styles. Learning Technology, v. 10, p. 14-18, 2008. (ISSN: 1438-0625).

FRANCO, Claudio de Paiva. How to build successful engaging e-learning experiences. Humanising Language Teaching, v. 10, n. 2, Abr, 2008. (ISSN: 1755-9715).

FRANCO, Claudio de Paiva. Using web-based peer-correction to develop writing skills of Brazilian EFL learners. Novitas-ROYAL, v. 2, p. 49-59, 2008. (ISSN: 1307-4733).

FRANCO, Claudio de Paiva. Peer correction through wikis: a case study with Brazilian learners. IATEFL CALL Review, Spring, p. 33-39, 2008. (ISSN: 1026-4280).

FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia de aprendizes on-line de inglês. Educação Temática Digital, v. 9, p. 52-60, 2008. (ISSN: 1676-2592).

FRANCO, Claudio de Paiva. Novas tecnologias, novas perspectivas para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 24, p. 145-156, 2008. (ISSN: 1413-0238).

FRANCO, Claudio de Paiva. As noções de discurso para Widdowson e Fairclough. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, p. 55-61, 2008. (ISSN: 1678-3182).

FRANCO, Claudio de Paiva. A contemporaneidade através de um olhar multicultural. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, p. 45-56, 2008. (ISSN: 1678-3182).

FRANCO, Claudio de Paiva. Maximising students collaboration through computer-based activities. IATEFL CALL Review, Winter, p. 17-20, 2008. (ISSN: 1026-4280).

FRANCO, Claudio de Paiva. E-learning and multiple intelligences: catering for different needs and learning styles. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VI, n. XXIII, 2007, p. 11-17. (ISSN: 1678-3182).

Theses

FRANCO, Claudio de Paiva. Autonomia na aprendizagem de inglês: um estudo com nativos digitais sob as lentes do caos e da complexidade. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.

FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação de Mestrado, Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.

Memorial

Memorial apresentado ao Departamento de Letras Anglo-Germânicas, como requisito parcial para a inscrição no concurso de Professor Assistente de Língua Inglesa (Relações Internacionais) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.